Confira algumas dicas importantes para o farol de milhas no seu carro; saiba onde pode usar

Marcos Eduardo
3 Min Read
Disclosure: This website may contain affiliate links, which means I may earn a commission if you click on the link and make a purchase. I only recommend products or services that I personally use and believe will add value to my readers. Your support is appreciated!
Farol de milha - Canva
IA Interaja com a Notícia

São José dos Campos, 26 de abril de 2022, por Marcos Eduardo Carvalho – O farol de milhas é um acessório que muitos carros não têm. No entanto, é um item importante e ajuda o motorista a aumentar a visibilidade em diversas situações. E o Olhar Automotivo vai falar um pouco sobre como cuidar do equipamento.

Primeiramente, o farol de milha visa ampliar a visibilidade do motorista, por isso tem esse nome. Assim, é importante instalar de maneira adequada, caso o veículo não tenha de fábrica. Mas não são todos os veículos que usam e é comum os mais antigos terem no para-choques, virado para baixo.

Veja em seguida: Volvo comemora marca de 500 carros elétricos vendidos em 2022; veja detalhes

No entanto, nem sempre devem utilizar o farol de milhas. Por exemplo, em caso de pista limpa e visibilidade perfeita, é até proibido usar. Inclusive, é uma infração de trânsito, pode gerar multa, mas muitos motoristas não sabem disso.

Aliás, essa proibição existe para não prejudicar totalmente a visibilidade de quem vem no sentido contrário. Afinal de contas, a luz do farol de neblina atrapalha e até ofusca a visão dos outros condutores. Assim, devemos usar apenas em situações especiais.

Agora, um dos principais momentos para usar o farol de milhas é durante uma neblina forte. Neste caso, ele vai ajudar a ampliar o campo de visão do motorista e evitar colisão com veículos da frente.

Veja em seguida: Novo Jetta chega em versão única e chega a 243 km/h; confira os detalhes

O que fazer se a neblina estiver muito forte?

De qualquer maneira, se a neblina estiver muito forte e comprometer a visibilidade de quem estiver dirigindo, o ideal é parar o carro em um lugar seguro, como um acostamento ou uma área de escape, e esperar o tempo melhorar.

Atualmente, existem dois modelos de farol de milha: de plástico e de vidro. Caso opte pelo primeiro, terá um equipamento mais resistente a colisões. No entanto, o segundo caso é mais resistente a temperaturas altas.

Por fim, na hora de instalar o farol de milhas, o mais indicado é procurar uma loja especializada para fazer o serviço. Assim, vai evitar que a luz fique desregulada e fora dos padrões previamente determinados. Além disso, vai garantir maior segurança ao condutor e aos outros motoristas. E essa é a questão mais importante. A seguir, acompanhe um vídeo do canal ‘Upmotors – Centro de Formação Automotiva’, com mais algumas dicas sobre o assunto.

Veja em seguida: Antigos: Ebaa, em Águas de Lindóia, recebe 400 mil pessoas em 4 dias

Share This Article
Follow:
Marcos Eduardo Carvalho, nascido em São José dos Campos, jornalista formado em 1999 pela Unitau (Universidade de Taubaté), e que trabalha também no jornal OVALE, no portal Manezinho News e nos blogues Truques Caseiros e Decor e Dicas