Maio amarelo: como fazer para aumentar a conscientização no trânsito

Marcos Eduardo
3 Min Read
Disclosure: This website may contain affiliate links, which means I may earn a commission if you click on the link and make a purchase. I only recommend products or services that I personally use and believe will add value to my readers. Your support is appreciated!
Maio amarelo: como fazer para aumentar a conscientização no trânsito - Canva
IA Interaja com a Notícia

São José dos Campos, 30 de abril de 2022, por Marcos Eduardo Carvalho – O mês que está começando marca, entre outras coisas o Maio Amarelo. Assim, se trata de um movimento mundial voltado para a segurança no trânsito, onde a proposta e ampliar a conscientização de todos e evitar acidentes. E o Olhar Automotivo vai falar um pouco sobre o assunto.

Primeiramente, vale ressaltar que o programa Maio Amarelo visa uma integração entre o poder público e a sociedade em geral. Então, a ideia é prevenir acidentes de trânsito e ensinar maneiras, através de campanhas, sobre como dirigir de maneira correta e segura.

Veja em seguida: Pisca-alerta ligado: confira como fazer para usar o recurso adequadamente no trânsito

Segundo dados divulgados pela OMS (Organização Mundial de Saúde), os acidentes de trânsito são os principais responsáveis pelas mortes de pessoas entre 15 e 29 anos no mundo. Inclusive, há uma estimativa de que, se nada for feito, em 2030 o mundo chegará a 2,4 milhões de pessoas mortas no ano por conta de acidentes automobilísticos.

Além disso, a ONU (Organização das Nações Unidas), aposta em uma redução de 50% no número de acidentes de trânsito fatais durante esta década que vai de 2021 a 2030. Logo, também aposta em campanhas e ações para minimizar o problema.

Dados do Ministério da Saúde mostram que em 2019, um ano antes da pandemia da Covid-19, 30 mil brasileiros morreram por conta de acidentes de trânsito entre ruas e estradas do Brasil.

Veja em seguida: Por que entra água no meu carro? Confira o que fazer para resolver o problema

Simbologia do Maio Amarelo

Agora, a cor amarela foi escolhida como símbolo por ser um sinal de alerta no trânsito. Afinal de contas, no semáforo, o amarelo indica atenção. Além disso, o mês foi escolhido após uma ação da ONU, em maio de 2011, quando iniciou a Década de Ação para a Segurança no Trânsito. Mas o Maio Amarelo surgiu em 2014. Atualmente, é um movimento mundial que visa resolver esses problemas.

Por fim, vale lembrar que é importante seguir as leis de trânsito, respeitar placar e os limites de velocidades nas vias públicas. Isso sem contar que os órgãos públicos reforçam a necessidade de não consumir bebidas alcoólicas.

Desse modo, no Brasil, desde 2008 existe a Lei Seca, com tolerância zero para quem dirige alcoolizado. Segundo dados do governo federal, o Brasil já registrou queda de mais de 11% no número de mortes no trânsito desde então. A seguir, acompanhe um vídeo do canal ‘Maio Amarelo’.

Veja em seguida: Óleo mineral, sintético ou semissintético? Confira qual é o melhor para o seu carro

 

Share This Article
Follow:
Marcos Eduardo Carvalho, nascido em São José dos Campos, jornalista formado em 1999 pela Unitau (Universidade de Taubaté), e que trabalha também no jornal OVALE, no portal Manezinho News e nos blogues Truques Caseiros e Decor e Dicas