Porsche Cayenne: 20 anos de sucesso e retomada da empresa; saiba o motivo

Veículo surgiu em plataforma compartilhada com a co-irmã Volkswagen no Touareg

São José dos Campos-SP, 19 de junho de 2022, por Marcos Eduardo Carvalho – Em 2022, o SUV Cayenne, da Porsche, completa 20 anos de lançamento no mercado mundial. Mais do que um carro de sucesso, ajudou a alavancar a fabricante alemã, com a ajuda da Volkswagen. E o Olhar Automotivo fala um pouco sobre o assunto.

Primeiramente, no final da década de 1980 e início da década de 1990 a Porsche estava em baixa no mercado. Nem mesmo o seu tradicional 911 era capaz de manter as vendas da empresa alemã, que encarava situações de dificuldades.

Veja em seguida: Verstappen faz a pole position para o GP do Canadá; veja como foi o treino

Entretanto, a ideia de criar um carro offroad, para atingir um público diferente, foi um ‘tiro certeiro’. Então, no início dos anos 2000, a empresa passou a investir em um novo modelo até lançar o Cayenne em 2002.

Cayenne tem plataforma originária na Volkswagen

No entanto, uma curiosidade é que o carro usa a mesma plataforma do Touareg, da Volkswagen. Então, originalmente a carroceria surgiu na fábrica da Volks em Bratislávia, na Eslováquia.

Enquanto isso, a Porsche inaugurou uma nova linha de produção na cidade de Leipzig, no leste da Alemanha, onde posteriormente começou também a produzir essa mesma plataforma, herdada da co-irmã Volks.

Então, esse projeto entre as duas empresas, que começou em 1998, foi batizado de ‘Projeto Colorado’. Com isso, até hoje acrescenta um grande sucesso ao mercado mundial.

Veja em seguida: Você troca o óleo do carro no tempo certo? Saiba porque esse item é tão importante

Atualmente, o Porsche Cayenne é um dos SUVs mais desejados pelos mais abastados e também é um dos modelos mais refinados da marca alemã.

Porsche Cayenne: 20 anos de sucesso e retomada da empresa; saiba o motivo. Foto: Canva
Porsche Cayenne: 20 anos de sucesso e retomada da empresa; saiba o motivo. Foto: Canva

Pioneirismo híbrido

Além do sucesso de vendas do veículo, que também é um carro para a família, o Cayenne se tornou o precursor da Porsche para veículos híbridos. Inclusive, a primeira versão do motor que une combustível fóssil com eletricidade foi em 2010, com o Cayenne.

Agora, a empresa cresce impulsionada pelo carro que já está na segunda geração. Contudo, não perde os valores esportivos, que continuam em alta com os tradicionais 911 e Boxter, este último lançado em 1996.

Por fim, o Porsche Cayenne ajudou a empresa a ‘abrir portas’ em novos mercados mundiais, ganhando espaço e produtividade. Agora, a marca alemã se prepara para o lançamento da terceira geração do Cayenne. Assim, os consumidores da marca podem aguardar coisas boas em breve.

Veja em seguida: Saiba como fazer para proteger o seu carro em dias de geada; dicas importantes

Comentários estão fechados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Ler Mais

Privacy & Cookies Policy