Saiba como cuidar dos faróis e lanternas do seu carro; confira dicas para aumentar a durabilidade

Marcos Eduardo
3 Min Read
Disclosure: This website may contain affiliate links, which means I may earn a commission if you click on the link and make a purchase. I only recommend products or services that I personally use and believe will add value to my readers. Your support is appreciated!
faróis e lanternas - Canva
IA Interaja com a Notícia

São José dos Campos, 16 de abril de 2022, por Marcos Eduardo Carvalho – Cuidar dos faróis e lanternas do carro no dia a dia é importante, mas muitas vezes passa despercebido. Inclusive, só damos conta de que precisa de manutenção quando queima, não é verdade? No entanto, existem algumas maneiras de manter os acessórios com qualidade e por mais tempo. O Olhar Automotivo tem algumas dicas.

Primeiramente, é importante ressaltar que os faróis e as lanternas naturalmente têm um tempo de vida útil, assim como qualquer equipamento mecânico de um veículo. Além disso, com a obrigatoriedade do uso do farol durante o dia nas estradas, o desgaste ficou ainda maior. Ainda assim, é possível manter os cuidados.

Veja em seguida: A gasolina está muito cara? Saiba como fazer para economizar combustível com dicas simples

Então, uma dica é evitar encostar o carro nos muros e até mesmo na traseira dos outros. Isso porque esse movimento pode danificar o interior do espaço onde fica o farol e até mesmo desregular os mesmos. Por isso, sempre dê uma distância do veículo da frente. Os faróis e suas lentes são relativamente frágeis.

Além disso, outro ponto que devemos nos atentar é com a vedação dos faróis e lanternas. Afinal de contas, se tiver alguma fresta, vai entrar água e vai causar danos e pode até queimar a lâmpada em contato com a água. Então, sempre revise esses detalhes.

Veja em seguida: Cuide do seu velhinho: saiba como manter, em boas condições, um carro usado

Evite deixar o carro no sol e na chuva

Por falar em água, sempre procure guardar o veículo em garagens cobertas, tanto em casa quanto nos demais lugares. Logo, a exposição constante aos raios solares vão deixar os faróis e lanternas amarelados. Inclusive, é comum vermos carros mais antigos com aquelas lanternas traseiras já brancas. Já a chuva também vai ser prejudicial por conta dos problemas mencionados acima.

Por fim, verifique se o farol está apontando para a frente e se está regulado. Caso contrário, procure um mecânico ou eletricista para ajustar. Além disso, sempre que tiver um tempo, verifique se os faróis, lanternas e também as luzes de freio, ré e setas estão funcionando devidamente. Principalmente faça isso antes de pegar a estrada e fazer uma viagem mais longa. Luzes queimadas geram multa e, principalmente, aumentam o risco de acidentes. A seguir, acompanhe um vídeo do canal ‘CHector Garagem’, com mais algumas dicas sobre o assunto.

Veja em seguida: Operação Semana Santa: confira os cuidados com o carro antes de pegar a estrada

 

Share This Article
Follow:
Marcos Eduardo Carvalho, nascido em São José dos Campos, jornalista formado em 1999 pela Unitau (Universidade de Taubaté), e que trabalha também no jornal OVALE, no portal Manezinho News e nos blogues Truques Caseiros e Decor e Dicas