Veículos elétricos: circuito prevê carregamento com o carro em movimento

Marcos Eduardo
3 Min Read
Disclosure: This website may contain affiliate links, which means I may earn a commission if you click on the link and make a purchase. I only recommend products or services that I personally use and believe will add value to my readers. Your support is appreciated!
Veículos elétricos: circuito prevê carregamento com o carro em movimento. Foto: Stellanis Divulgação
IA Interaja com a Notícia

São José dos Campos-SP, 10 de junho de 2022, por Marcos Eduardo Carvalho – Que tal carregar a bateria de seu veículo elétrico com ele em movimento? Isso poderá ser possível em um futuro não tão distante e o Olhar Automotivo vai falar um pouco sobre o assunto.

Primeiramente, a cidade de Chiari, na Itália, conta com um circuito de 1.500 metros de distância, em uma propriedade particular. Por lá, esses testes acontecem e, desta maneira, é possível carregar a bateria do veículo remotamente, sem precisar descer.

Veja em seguida: Ford aposta em motor elétrico de ‘prateleira’ nos Estados Unidos; saiba mais o assunto

Por exemplo, é como se a Rodovia Presidente Dutra, a mais movimentada do Brasil e que liga São Paulo ao Rio de Janeiro, tivesse vários pontos de recarga à distância, via wireless, em uma faixa específica.

Veículos elétricos e o DWPT

Desta maneira, a tecnologia que se usa é através do DWPT, sigla em inglês para Dinamyc Wirelles Power Transfer, que permite carregar esses veículos elétricos EV (sem fio), desde que em um ponto específico da estrada.

Veículos elétricos: circuito prevê carregamento com o carro em movimento. Foto: Masseratti Divulgação
Veículos elétricos: circuito prevê carregamento com o carro em movimento. Foto: Masseratti Divulgação

Inclusive, a Stellantis, rede de fabricantes que inclui a Fiat, Jeep, entre outras, está nesta parceria, com A35 Brebemi. E vem testando o novo 500 elétrico da marca italiana. Agora, os resultados são dos mais satisfatórios.

“O nosso plano estratégico de longo prazo, Dare Forward 2030, é baseado na premissa de oferecer ‘liberdade de mobilidade de vanguarda’ para todos e este projeto é a verdadeira essência do nosso rumo como empresa”, disse Anne-Lise Richard, head da Stellantis, através da assessoria de imprensa.

Veja em seguida: Na onda da sustentabilidade, Mini 100% elétrico aposta em pacotes para atrair consumidores

Como funciona, na prática, o projeto

No caso da pista italiana, que é um projeto-piloto, o veículo não gasta a energia armazenada em sua própria bateria. Isso porque é como se estivesse sempre recarregando o carro na beira da estrada e sem parar.

Além disso, a rapidez na recarga em movimento é semelhante aos carregadores convencionais. E mais: isso não causaria impacto nos motoristas e passageiros dentro dos veículos.

Portanto, se trata mesmo de uma tecnologia segura e de ponta, feita entre várias empresas parceiras. Embora os carros elétricos ainda engatinhem no Brasil e até mesmo no restante do mundo, essa tecnologia ainda promete fazer sucesso. E, possivelmente, revolucionar o setor.

Por fim, tudo isso tem, principalmente, uma finalidade sustentável, que visa facilitar o uso da tecnologia elétrica nos veículos.

Veja em seguida: Citroen comemora aumento de 143% nos emplacamentos em maio no Brasil; confira

Share This Article
Follow:
Marcos Eduardo Carvalho, nascido em São José dos Campos, jornalista formado em 1999 pela Unitau (Universidade de Taubaté), e que trabalha também no jornal OVALE, no portal Manezinho News e nos blogues Truques Caseiros e Decor e Dicas