Você conhece a ‘Autobahn’? Saiba como funciona a estrada sem limite de velocidade

Marcos Eduardo
3 Min Read
Disclosure: This website may contain affiliate links, which means I may earn a commission if you click on the link and make a purchase. I only recommend products or services that I personally use and believe will add value to my readers. Your support is appreciated!
Autobahn - Canva
IA Interaja com a Notícia

São José dos Campos, 15 de abril de 2022, por Marcos Eduardo Carvalho – A Alemanha é a terra de grandes marcas de carros, como BMW, Mercedes, Audi, Porsche e, claro, a Volkswagen. No entanto, também muitos a conhecem pelas suas rodovias, a Autobahn’. Por lá, é possível andar em velocidade ilimitada e, assim, é comum ver carros rodando a 230 km/h, por exemplo. Contudo, existem muitos mitos sobre o assunto e o Olhar Automotivo explica.

Primeiramente, vale ressaltar que a velocidade ilimitada nas rodovias alemãs valem para alguns trechos, mais afastados da zona urbana e com linhas retas. Como essas estradas possuem muita qualidade, sem buracos e sinalização adequada, o governo permite ‘pisar fundo’.

Veja em seguida: Mustang Mach 1: Ford anuncia início das vendas no Brasil

No entanto, perto das regiões urbana e quando há alguma obra, os limites são impostos e quem descumprir está sujeito a multas pesadas. Inclusive, existe uma recomendação para que a velocidade máxima seja de 130 km/h. Ainda assim, bem mais do que no Brasil.

Para efeito de comparação, a Rodovia Carvalho Pinto, que liga São Paulo ao Vale do Paraíba, tem limite de 120 km/h em alguns trechos. Já a vizinha Rodovia Presidente Dutra, o limite é de 110 km/h na maior parte. Mas grande parte das rodovias brasileiras tem limites de 80 km/h.

Veja em seguida: Operação Semana Santa: confira os cuidados com o carro antes de pegar a estrada

Discussões acaloradas sobre a Autobahn

As rodovias de alta velocidade possuem cerca de 13 mil quilômetros de malha, cobrindo todo o país, de norte a sul, permitindo viagens de carro mais rápidas. Contudo, alguns políticos defendem a limitação da velocidade nessas estradas.

Apesar disso, outra grande parte dos alemães defende essa liberação nos trechos já permitidos, pois entendem que há mais segurança. Ainda assim, precisamos tomar alguns cuidados, como não andar ‘colado’ na traseira do carro da frente e, principalmente, jamais ultrapassar pela direita.

Inclusive, uma das regras da Autobahn é que o lado esquerdo da pista seja usado apenas para ultrapassagens. Em seguida, deve-se retornar para o lado da direita e não atrapalhar o trânsito.

Por fim, essas rodovias na Alemanha também possuem sinalização clara sobre onde pode e onde não pode acelerar de forma ilimitada. Mas, com carros cheios de tecnologia e motores potentes, fica difícil não acelerar, ao menos onde é permitido.

Mas pesquisas feitas na Alemanha mostram que 60% dos acidentes mais graves acontecem em estradas vicinais, onde o limite não passa dos 100 km/h. A seguir, veja um vídeo do canal ‘Doutor Automóvel’, com uma reportagem sobre o assunto.

Veja em seguida: Farol baixo nas estradas durante o dia: confira porque é importante utilizar

Share This Article
Follow:
Marcos Eduardo Carvalho, nascido em São José dos Campos, jornalista formado em 1999 pela Unitau (Universidade de Taubaté), e que trabalha também no jornal OVALE, no portal Manezinho News e nos blogues Truques Caseiros e Decor e Dicas