Cuidado para não dormir no volante: o que todo mundo deveria saber sobre isso

Vale seguir algumas dicas valiosas para evitar problemas

São José dos Campos-SP, 26 de maio de 2022, por Marcos Eduardo CarvalhoDormir no volante é um risco e pode ameaçar a vida e a integridade física não só do motorista, como também dos demais ocupantes do carro e também de outros veículos. Então, o Olhar Automotivo vai falar um pouco sobre o assunto.

Primeiramente, essas dicas comuns para caminhoneiros, que trabalham por várias horas diariamente, também valem para os motoristas de carros, em dias de passeio. Então, é sempre importante se atentar aos sinais.

Cuidado para não dormir no volante: o que todo mundo deveria saber sobre isso. Foto: Canva
Cuidado para não dormir no volante: o que todo mundo deveria saber sobre isso. Foto: Canva

 

Veja em seguida: Q3 Sportback: Audi inicia venda do veículo importado da Hungria

Por exemplo, se começar a sentir aquele cansaço físico e um pouco de sono, pare em algum posto de gasolina ou de conveniência e descanse por alguns minutos. Isso pode ser o suficiente para ajudar.

Além disso, sempre que for possível, principalmente em viagens longas, reveze com outro ocupante do carro na direção, desde que seja alguém habilitado. Assim, vai evitar esse cansaço maior.

O que é bom para tirar o sono?

Agora, para quem vai viajar por longo período no volante, é importante saber a necessidade de fazer paradas sempre a cada uma ou duas horas para esse descanso.

Além disso, é possível recorrer a alguns itens que vão ajudar a se manter sem sono por mais tempo. Por exemplo, o velho e conhecido café preto é eficiente para isso.

Outras bebidas como o chá-mate, os energéticos (desde que não acompanhados por bebida alcoólica) e os refrigerantes, especialmente o guaraná, são positivos. Mas jamais também beba álcool.

Veja em seguida: Novo Peugeot 208 chega ao mercado como aposta de veículo completo; confira

Isso porque é crime previsto em lei, poderá causar acidente e também é outro produto que poderá deixar o motorista com sono. Portanto, valorize a sua vida.

É crime dormir no volante?

Atualmente, dormir no volante pode causar punição para o motorista que causar acidente. De acordo com a legislação, caso cause a morte de alguém, é considerado homicídio culposo.

Desta maneira, a conscientização é o melhor remédio. E, quando programar uma viagem longa, procure descansar no dia anterior.

Com isso, vai poder pegar a estrada com mais disposição e mais atenção. Consequentemente, vai ter mais reflexo e percepção. Caso passe por alguma situação de apuro, terá tempo suficiente para desviar, frear e evitar acidentes.

Por fim, também evite viajar após o almoço, pois, geralmente quando comemos é normal sentir mais sono e isso é perigoso. Outra coisa é evitar viajar no final da noite, quando também já estamos mais cansados.

Veja em seguida: Vidros do carro: confira o segredo para deixar sempre limpo e do jeito certo

Comentários estão fechados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Ler Mais

Privacy & Cookies Policy