Sua cidade tem muitas ruas de paralelepípedo? Saiba a melhor forma de dirigir nelas

Marcos Eduardo
3 Min Read
Disclosure: This website may contain affiliate links, which means I may earn a commission if you click on the link and make a purchase. I only recommend products or services that I personally use and believe will add value to my readers. Your support is appreciated!
Sua cidade tem muitas ruas de paralelepípedo? Saiba a melhor forma de dirigir nelas - Canva
IA Interaja com a Notícia

São José dos Campos-SP, 16 de maio de 2022, por Marcos Eduardo Carvalho – As ruas de paralelepípedo são charmosas e nos remetem a tempos românticos do passado, principalmente na Europa e em cidades do interior do Brasil. No entanto, para quem tem carro, essas vias não têm nada de românticas. E o Olhar Automotivo vai falar um pouco sobre o assunto.

Primeiramente, as vias de paralelepípedo possuem uma aderência menor do que as ruas asfaltadas. Ou seja, os carros terão menos contato firme com o solo. Desta maneira, o risco de acidente se torna maior.

Veja em seguida: Confira algumas dicas para usar o GPS no carro da maneira correta

Então, ao trafegar em uma rua de paralelepípedo, sempre reduza a velocidade também diminua as marchas. Com isso, o seu carro vai ter mais estabilidade e você vai ter mais segurança. Isso sem contar a segurança das pessoas que estão nas calçadas.

Outra dica importante é redobrar a atenção ao subir ou descer em uma via de paralelepípedo. Nestes casos, o cuidado tem que ser ainda maior. Caso esteja descendo, sempre faça isso engrenado. Neste sentido, jamais dirija em ponto morto, pois o veículo poderá perder o controle.

Cuidados semelhantes a ruas de terra

Agora, quando dirigir em uma rua de paralelepípedo, lembre-se que a condução deve ser como uma rua de terra, embora no segundo caso seja ainda mais perigoso.

Entretanto, mesmo que a via seja plana, sem descidas ou sem curvas, ande em marcha reduzida e velocidade baixa, não passando dos 40 km/h.

Neste caso, isso é importante não só para a segurança do motorista, passageiros e pedestres. Mas para a própria integridade do veículo.

Veja em seguida: Saiba o que fazer para limpar o capacete do jeito certo; confira essas dicas simples

Isso porque essas vias cheias de desnível desgastam a suspensão e os amortecedores. Então, poderá ter mais gasto com mecânico devido ao choque dessas peças com o chão instável.

Afinal de contas, a suspensão acaba trabalhando mais em uma via esburacada ou com desnível. Se estiver em uma velocidade muito alta, poderá até perder um pouco desse desgaste, pois a roda não vai ter tanto contato com o buraco. Mas, como já dito acima, tem o risco de acidentes.

Por fim, ao dirigir em ruas com paralelepípedo, redobre o cuidado e a manutenção dos pneus. Trafegar com pneus carecas poderá aumentar muito o risco de acidente. A seguir, acompanhe um vídeo do canal ‘Márcia Pontes superação do medo de dirigir’ e veja mais algumas dicas sobre o assunto.

Veja em seguida: Quais os cuidados que devemos ter com os carros com carburador? Veja como fazer

Share This Article
Follow:
Marcos Eduardo Carvalho, nascido em São José dos Campos, jornalista formado em 1999 pela Unitau (Universidade de Taubaté), e que trabalha também no jornal OVALE, no portal Manezinho News e nos blogues Truques Caseiros e Decor e Dicas